sábado, 16 de julho de 2011

Como anda a saúde de seu município?

O que você faz para contribuir na melhoria da saúde de seu município?




Nos últimos dias dos meses de Julho e Agosto de 2011, acontecerão em todos os municípios do Brasil, as conferências de saúde.


As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde e que se reunir-se a cada quatro anos com a representação de vários segmentos sociais a fim de avaliar situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera (municipal - estadual - nacional).


Norteadas pela 14ª Conferência Nacional de Saúde, o tema central é: “TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO”, com o seguinte eixo: ACESSO E ACOLHIMENTO COM QUALIDADE – UM DESAFIO PARA O SUS:


Teremos ainda os eixos de trabalhos:


- Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade,


- Participação da comunidade e controle social,


- Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).


Quais os segmentos sociais que deverão participar da Conferência?


• A população, por meio de usuários ou entidades tais como associações de moradores, movimentos populares de saúde, movimentos religiosos, sindicatos, associações de familiares e portadores de patologia, de defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, dos estudantes, em fim, todos que queiram participar deste momento;


• Trabalhadores da Saúde, por meio de sindicatos, associações, conselhos profissionais e de servidores públicos;


• Instituições prestadoras de serviços de Saúde;


• Gestores do SUS.


Carlinhos do Piau - Sou Conselheiro de Saúde do segmento Prestador de Saúde e participarei da VI Conferência Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia, Alagoas, com data marcada para o dia 22 de julho de 2011, a partir das 09h00min, Local: Salão de Eventos de Jacira Decorações, situado à Rua Rosália Campos de Souza, 519, Bairro: Centro – Delmiro Gouveia AL.


É de grande importância sua participação no controle social, avaliando e propondo diretrizes da política para o setor saúde, discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde e eleger delegados para a Conferência Estadual e Nacional, pois são mecanismos garantidos pela Constituição Federal, assim exercer cidadania e exigir compromisso do gestor municipal.


Digo mais, este momento é crucial para a saúde de seu município, pois serão traçadas diretrizes para construção do Plano Municipal de Saúde, onde serão determinados valores para execuções das ações de saúde.


Pesquise assuntos sobre a situação da saúde de seu município e prepare-se para a Conferência, utilize a internet para vê matérias que poderão lhe auxiliar nos seus conhecimentos.




 Junte-se ao conselho de Saude de Sua Cidade Use seu espaço para propor suas Idéias

Um comentário: