segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


DOM HELDER CÂMARA, O APÓSTOLO DA PAZ.


DOM HELDER CÂMARA, O APÓSTOLO DA PAZ.
Dom Helder foi um mensageiro da paz, um homem voltado para os problemas do seu povo e um profundo defensor das causas dos pobres e oprimidos.
Nasceu no dia 07 de fevereiro de 1909, em Fortaleza, Ceará. 
No dia de março de 1964 foi indicado pelo Papa Paulo  VI para ocupar a Arquidiocese de Olinda e Recife.
Dom Helder escreveu 22 livros traduzidos para 14 idiomas. Dentre vários prêmios literários que recebeu, ganhou o prêmio Italiano “Melhor Escritor Sobre Os Problemas  Do Terceiro Mundo”.
Concebeu a Comissão de Justiça e Paz, defensora de presos políticos e perseguidos pela ditadura militar e dos excluídos da sociedade. Foi precursor na luta contra a fome e a miséria no Brasil.
No dia 27 de maio de 1989, o arcebispo sofreu um duro golpe. Padre Henrique Pereira Neto, seu colaborador na Arquidiocese de Olinda e Recife foi encontrado trucidado no bairro Cidade Universitária, Recife. O crime é atribuído até hoje às forças de repressão. No dia 4 de setembro de 1970 sua residência foi pintada com a frase “Brasil, ame-o ou deixe-o”.
De 1970 a 73 uma campanha o afastou do prêmio Nobel da Paz. Alguns documentos provam que o governo Médici (1969 a 1974) moveu, por meio da embaixada, uma campanha secreta contra a eleição do arcebispo para o Nobel da Paz.
No dia 08 de julho de 1980, na primeira visita do papa João Paulo II ao Brasil e Recife, dele recebeu o título de “Irmão dos Pobres e Meu Irmão”.
Dom Helder faleceu aos 90 anos, no dia 27 de agosto de 1999, às 22h20, de insuficiência respiratória aguda, em sua residência, na igreja fronteira, onde morou por 31 anos.
FRASES DE DOM HELDER:
“ o maior dos mandamentos é amar a Deus de todo coração, mas há um mandamento igual que é amar o próximo”
“O segredo da perene juventude de alma é ter uma causa a que dedicar a vida”
“Quando os problemas se apresentam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes”
“Ajudar  a criar um mundo mais humano é um dos sonhos de minha vida”
“A imagem que gostaria que ficasse de mim é a imagem de um irmão”
O bispo dos deserdados, o intelectual e humanista, o Pastor que empreendera uma longa jornada  contra a miséria e contra  opressão deixou como legado a verdadeira missão dos homens que decidem viver  para o bem do próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário